Como usar bons catálogos de produtos para alavancar as vendas? Quando se trabalha no ramo de comercio e vendas de produtos é vital tornar conhecido o maior numero de produtos que a marca dispõe.

Muitas estratégias bem desenvolvidas podem ajudar a atingir o objetivo, mas essa tarefa pode consistir em um verdadeiro desafio para algumas empresas.

Para otimizar o processo de apresentação de produtos para os clientes,  aumentar a prospecção e fluxo de vendas é importante criar bons catálogos dos produtos a serem lançados, ou uma lista com todos os produtos da empresa.

Entenda agora como catálogos podem contribuir para aumentar as vendas e por que muitas compras são fechadas através dessa ferramenta.

Bons catálogos de produtos comunicam de forma clara a mercadoria

Pode parecer insignificante, mas a verdade é que muitas pessoas preferem realizar a compra através de catálogos de qualidade que esclareçam tudo o que elas querem saber sobre o produto oferecido.

Para isso as fotos, informações e as especificações técnicas devem ser detalhadas e são muito importante para que o consumidor opte pela compra. Consumidores gostam de informações relevantes e verdadeiras que não deixem duvidas no ar, nisso o catalogo pode ser muito util.

Investir em designer profissional  será de valor para transmitir seriedade, confiabilidade, segurança. As fotos devem ser o mais fieis possíveis ao produto real, qualidade e descrições devem ser verdadeiras.


Um bom catalogo é aquele que contem informações corretas sobre os produtos, permitem que o consumidor efetue uma compra consciente sem arrependimentos e ansiando pela próxima compra.

Melhora e possibilita maior qualidade no atendimento

Em uma apresentação o uso de bons catálogos de produtos economiza tempo,  facilita a tomada decisão e o fechamento das compras.  Isso porque no catalogo as informações e os produtos já estão bem descritos e listados.

Até um vendedor inexperiente pode conseguir bons resultados pois, o catalogo será o guia com todas as opções disponíveis.  O próprio consumidor poderá escolher os produtos que atendem as suas necessidades, basta apenas que o vendedor mostre a lista e os modelos em estoque.

Escolha de produtos de forma calma

O consultor ou vendedor deve estar atento a todos os clientes e dar atenção para não perder nenhuma venda e oferecer um atendimento de qualidade. Mais uma vez usar bons catálogos de produtos ajudará nesse processo.

Enquanto o consultor tem pressa, o cliente quer tempo para pensar e escolher o item que mais lhe agrada. Ter catálogos para oferecer dá aos clientes todo tempo que eles precisam para escolher e permite que o vendedor tenha disponibilidade para dar atenção a todos, ou até mesmo para outro comprador disposto a fechar a compra imediatamente.

Permite esclarecimento de dúvidas

Informações que costumam gerar duvidas nos clientes também podem ser descritas no próprio catalogo como, por exemplo:

  • Atendimento;
  • Critérios de devolução;
  • Promoções;
  • Entrega;

E outras informações que sejam relevantes.

Bons catálogos de produtos podem ser usados como ferramenta para alcançar um  maior numero de consumidores e expor de maneira clara os produtos oferecidos pela empresa.  Aumenta a credibilidade da marca,  prospecção de clientes e gera mais vendas.

O que acha de usar o recurso na próxima apresentação da empresa?