A Gráfica mais premiada do Paraná, com 151 troféus em premiações nacionais e internacionais, a Corgraf deu mais uma prova de como busca sair da zona de conforto. A empresa realizou, em 25 de julho, o II Corgraf Trends Summit – 2017, que aconteceu na sede do Sigep/Abigraf-PR, em Curitiba, e contou com palestra sobre inovações tecnológicas no mercado gráfico, lançamento da 5ª edição do manual de pré-impressão da empresa e interações com o público.

O objetivo foi apresentar aos mais de 100 participantes, entre clientes, designers gráficos, professores na área de design e parceiros, um pouco da visão da Corgraf sobre como se reinventar constantemente para alcançar melhores resultados, mesmo em tempos de crise econômica. “Apesar de todas as dificuldades no mercado, a Corgraf continua acreditando no seu trabalho e nos seus clientes. Achamos que uma forma de melhorar os resultados é por meio de mais conhecimento, por isso fizemos este evento para oferecer aos participantes informações e conceitos sobre o mercado gráfico”, disse o diretor da Corgraf, Vicente Linares.

Linares abriu o workshop falando dos troféus ganhos pela empresa nos últimos anos, a maioria deles no Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica. Só na edição 2017, realizada em junho, foram 12 troféus. Para ele, os prêmios são reflexos da forma como a empresa se preocupa com as soluções que entrega. “Ganhamos os prêmios porque os clientes estão acostumados a nos exigir cada vez mais qualidade e criatividade no desenvolvimento dos impressos. Isso nos motiva a querer melhorar sempre”.

Prova desta melhora é o manual de pré-impressão, apresentado aos presentes. Em sua quinta edição, o manual foi atualizado com informações nas áreas de formatos, softwares, acabamentos, entre outras. Linares explicou que o documento foi criado pela Corgraf para facilitar o entendimento das agências a respeito dos fechamentos de arquivo que são enviados para a gráfica. “Tínhamos muitos problemas e isso gerava perda de tempo e decidimos criar o manual para auxiliar melhor os nossos parceiros e tornar o trabalho mais assertivo”.

O manual por si só já demonstra a forma como a Corgraf enxerga oportunidades de se destacar, mas a empresa foi além. No evento, foi armada uma estrutura para que cada participante recebesse o manual personalizado com o seu nome e a foto na contracapa. Os convidados foram fotografados na chegada e em seguida as imagens foram enviadas pela internet para a gráfica, onde uma equipe ficou produzindo as contracapas. Os impressos foram entregues ainda durante o workshop na sede do Sigep/Abigraf-PR. “Além de ser um diferencial para o workshop, esse trabalho teve o objetivo de mostrar a todos que somos ágeis e que estamos preparados para todos os desafios”.

Outro destaque do evento foi a apresentação da Corgraf em 360 graus. O diretor da Ponto Design, Joaquin Presas, que atende a Corgraf, conduziu os participantes na ação de baixar aplicativo e utilizar um óculos especial para ver a apresentação em 360 graus no celular. “Muitas pessoas já ouviram falar da realidade virtual, mas não testaram ainda. Por isso, fizemos esta ação, aproveitando para mostrar que a Corgraf está sempre preocupada com a inovação e também para apresentar a gráfica para quem ainda não conhecia”, explicou Presas.

Tendência

O Trends Summit da Corgraf também teve palestra de Vlamir Marafiotti, gerente de Produtos da Agfa, que falou sobre  inovações tecnológicas no mercado gráfico. “O objetivo foi mostrar ao público um pouco do que acontece nos bastidores do setor gráfico em termos de infraestrutura tecnológica, para que todos entendam melhor o que está por trás da produção dos materiais que enviam às gráficas”, disse Marafiotti.

Ele focou bastante na parceria que a Agfa tem com a Corgraf, que já dura mais de 12 anos. A empresa, que desenvolve, fabrica e comercializa sistemas digitais e analógicos direcionados principalmente para o mercado de pré-impressão e impressão, fornece equipamentos, softwares e insumos à Corgraf. “Salientamos o quanto é importante para os clientes saberem que a gráfica escolhida por eles tem a preocupação de trabalhar com fornecedores de qualidade para ajudar a garantir o melhor  o resultado possível nos trabalhos. Acredito que os participantes ficaram com ainda mais confiança e segurança  para contratar a Corgraf”.

Marafiotti apontou como tendências a preocupação cada vez maior das empresas com o retorno sobre o investimento na hora de produzirem materiais gráficos, o que leva muitas delas a reduzirem as tiragens. Outro ponto destacado é a preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de se oferecer os produtos e serviços com alto valor agregado, fugindo da guerra de preços. “Além disso, as gráfica e agências devem ficar atentas para a aprovação remota de materiais, via internet, o que reduz custo e tempo”.

Depoimentos

“A gente tem trabalho editorial dentro do museu e sempre utilizamos a impressão da Corgraf. A empresa é referência pelo cuidado editorial, tanto de impressão como de acabamento. Acho ótimo este tipo de evento para podermos aprimorar os conhecimentos sobre a indústria gráfica”.
Marcello Kawase – coordenador do designer gráfico do Museu Oscar Niemeyer.

“A Corgraf é parceira de longa data. Já faz muitos anos que trabalhamos juntos. Vim participar porque este tipo de evento gera aproximação com a indústria gráfica, e é sempre importante estarmos perto de quem produz, de quem  coloca no mercado as ideias que a gente concebe”.
Bruno Damaceno – gerente de Operações e Produção da DMS Box.

“A Corgraf é uma gráfica muito boa e temos fechado bastante parcerias com eles. São acessíveis na hora de moldar orçamentos de acordo com o que o cliente precisa. Vim ao evento representar a agência e conhecer as novidades”
Gabriela Brandt – atendimento e administrativo da Polpa do Design.

“A Corgraf produz praticamente todos os nossos materiais impressos, como folders, revistas, calendários e cadernos. Eu entro em contato para contratação e negociação e aprovo junto com o pessoal da criação os impressos. Estou no Isae há seis anos e trabalhamos muito forte com a Corgraf. Por isso, vim aqui para conhecer mais de perto a gráfica e entender melhor como eles trabalham”
Angela Donato dos Santos – analista de Marketing no Isae FGV.

“Fiquei honrada de ter sido convidada para o evento. A qualidade da Corgraf é muito boa e eles me auxiliam muito na hora de fechar arquivo e sobre qual é o melhor papel, melhor acabamento. É uma empresa completa e sempre que posso faço os materiais com eles. Vim ao evento porque é muito importante estar sempre se atualizando sobre as novidades do mercado gráfico”.
Julia Tonini Rizzon – proprietária da Julia Tonini Artes e Design.

Quer ver todas as fotos do evento, clique no botão abaixo:

BAIXAR AS FOTOS DO EVENTO

Venha conhecer a CORGRAF em um tour 360°