Com setor em transformação, empresários gráficos do Sul se reúnem para repensar o negócio Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, em Curitiba, traz insights para donos e gestores de gráficas agirem e irem atrás de resultados.

Em busca de alternativas para driblarem a crise econômica e se adequarem à transformação pela qual o setor passa, cerca de 350 proprietários e gestores de gráficas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reúnem no próximo dia 21 em Curitiba no III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica. Será um dia inteiro de palestras e troca de conhecimento sobre temas como neuromarketing, impressão das coisas, e-commerce, millennials e tendências do setor, entre outros, com o objetivo de despertar a criatividade e a reflexão para as empresas agirem e melhorarem seus resultados. O evento ocorre das 8h às 18h, no Campus da Indústria da Fiep (Auditório Caio Amaral), e é uma realização da Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) com o apoio das Abigraf’s de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O seminário acontece em um momento em que os empresários estão ávidos por soluções para alavancarem seus negócios. Não bastasse a crise econômica, o setor gráfico vem passando por problemas em função da mudança na forma de consumo dos impressos, que têm perdido terreno para o mundo digital. Em 2016, a queda na produção ficou em cerca de 10% e para este ano a previsão é de decréscimo de 3,4%, segundo a Abigraf Nacional.

Os números são uma média no Brasil, mas refletem também a situação no Sul, que vem sofrendo com queda nas vendas nos últimos dois anos. Responsáveis por ajudar no desenvolvimento de um universo somado de 4.642 empresas, que geram mais de 40 mil empregos, as entidades representativas da Região Sul intensificam o suporte para o empresário repensar o seu negócio. “Por isso unimos as forças para organizar o seminário. Neste momento de transformação da indústria gráfica, em que o cliente não quer mais apenas um impresso, mas sim uma solução completa e tem a internet para pesquisar rapidamente as opções possíveis, o seminário vai apresentar uma série de insights e reflexões para o empresário gerir a gráfica de forma mais estratégica e com foco em resultados”, disse o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite.

Neste sentido, segundo Leite, os temas foram focados menos em tecnicismos e mais em gestão conforme as necessidades atuais e futuras deste mercado, que no Paraná deve ter recuo na produção em 5% em 2017, repetindo 2016. Na visão de Leite, uma maneira de reverter o quadro é “aprender a lidar com a mudança no perfil de clientes e de suas necessidades”. “Exemplo disso é que vamos ter palestra sobre o crescimento no número de millennials em departamento de compras das empresas. O jeito de conversar com este cliente é diferente. Não dá para ligar lá e oferecer os serviços gráficos como se fazia anos atrás. Este público tem outra cabeça e outra forma de se comunicar. Os gráficos precisam saber lidar com esta realidade. E todos os demais assuntos têm a ver com as necessidades diárias de aprimoramento de gestão para quem imprime e vende produtos gráficos”.

Entendimento

Para o presidente da Abigraf-RS, Angelo Garbarski, o mercado gráfico ainda passa por uma fase de entendimento em relação ao seu futuro. A crise e o impacto do meio digital tem refletido em queda na produção gráfica no Rio Grande do Sul, que deve passar dos 10% em 2017. Segundo o presidente, é preciso urgente uma mudança de postura dos empresários, sob o risco de quebrarem. “O mundo mudou. As empresas deixam, por exemplo, de imprimir catálogos e agora mandam suas promoções e apresentações pela internet. Temos que reagir com criatividade e inovação. Quem não fizer isso vai sair logo do mercado. E é esta análise que o seminário vai instigar nos participantes”.

Na mesma linha de pensamento, o presidente da Abigraf-SC, Cidnei Barozzi, aponta que houve fechamento de várias empresas no estado nos últimos anos e que outras estão em dificuldades por conta da crise econômica e também da não preparação para a transformação no setor. “No segmento promocional, por exemplo, a queda nas vendas pode chegar a 15% este ano. Já para quem trabalha com embalagens, deve até haver crescimento de 5%. Mas os números são uma média. Quem olha para frente, se atualiza, foca em gestão e é engajado no associativismo, está até tendo resultados positivos. Por isso a importância de participar de eventos de reciclagem e de reflexão, como o Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica”.

Itinerante

O III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica é uma continuidade do Seminário Catarinense da Indústria Gráfica, que surgiu em 2014 em Florianópolis e contava apenas com participantes catarinenses. Depois disso, as Abigraf’s dos três estados do Sul se reuniram para fazer um evento único, que passou a ser denominado Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica, sendo realizado de forma itinerante. A segunda edição aconteceu no ano passado, também em Santa Catarina. Este ano a sede é o Paraná. Em 2018 será a vez dos gaúchos organizarem o evento.

Além das palestras, o III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica oferece o Salão de Negócios. Fornecedores de produtos e serviços para o setor gráfico estarão no Átrio do Campus da Indústria apresentando suas novidades e recebendo os participantes para relacionamento e troca de informações. Os estandes ficarão abertos durante todo o tempo do seminário.

 

Programação

Com o tema central  “A impressão no mundo conectado – a odisseia começa agora”, o seminário tem uma programação voltada à gestão, com informações para o empresário aplicar no dia a dia em busca de crescimento.

Confira a programação do III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica.

21 de outubro

8h às 9h

Recepção, credenciamento, welcome coffee e visitação ao Salão de Negócios

9h às 9h30

Abertura e palavras dos presidentes.

9h35 às 10h20

Criatividade, Inovação e Mudança”

Chegou o momento da inovação e criatividade. Gestão da criatividade. Processo criativo e mudança comportamental. Aprimorando serviços e produtos para a indústria gráfica. Cases.

Palestrante – João Carlos B. de Sousa

Atualmente é docente em diversas Instituições de ensino. Palestrante nas áreas de vendas e liderança. Coordenador técnico de Negócio do IEL Paraná.

 

10h25 às 11h10

Reinvente-se”

Descubra como as empresas inovadoras se diferenciam e saia da inércia. Como sair da zona de conforto e inovar estrategicamente num mercado competitivo. Palestra com Pitch-Talk-Show (mini talk-show).

Palestrante – Indakéia Marisol Lima

Empreendedora, administradora de empresas, pós-graduada em Marketing e Planejamento Empresarial – FAE/PR e em Desenvolvimento Gerencial ISAD/PUC-PR, Executive.

 

11h15 às 12h

Neuromarketing:  a nova geração de vendas e comunicação gráfica”

Os erros da visão tradicional de marketing e vendas: Como verificar tendências pelo marketing digital. O que a biologia humana tem para nos ensinar: O comportamento humano e suas emoções.

Palestrante – Felipe A. Nasser Costa

Mestre em Business Administration in Neuromarketing, pela Florida Christian University (USA), com MBA Executivo em Gestão Empresarial na Unifae e formado em Administração pela UFPR. Possui outras formações nas áreas de Neurociência, Neuromarketing, Gestão Estratégica e TI.

 

12h às 14h – Almoço e visitação ao Salão de Negócios

 

14h às 14h45

Gestão de vendas e de vendedores para grandes resultados na nova era do mercado gráfico”

Por meio de “cases”, o participante entenderá o papel real das lideranças no sucesso das equipes de vendas e conhecerá os vendedores que estão assegurando o futuro das indústrias gráficas.

Palestrante – Marcos Biaggio

Coach empresarial e de vendas com certificação internacional. No setor gráfico, atua na formação de equipes de vendas de alto desempenho.

 

 14h50 às 15h35

Fundamentos de um e-commerce de sucesso”

Vale a pena ter um e-commerce? Encontrabilidade: a importância do consumidor saber que você existe.Usabilidade: a importância da interface com o cliente/organização. Credibilidade: a importância de sua reputação. Promoção: conheça os meios de como promover seu e-commerce através das mídias sociais.

Palestrante – Leandro Krug Batista

Mestre em Administração pela PUC-PR, cursou MBA em Empreendedorismo pela Universidade Positivo. É professor de pós-graduação com 11 anos de experiência em oito instituições de ensino superior.

 

15h40 às 16h25

Impressão das coisas: novas oportunidades na impressão digital”

Serão discutidos temas como impressão funcional, impressão industrial, nanotecnologia de impressão inkjet, além de uma abrangente análise técnica e de mercado sobre nichos de produtos gráficos pouco explorados

Palestrante – Ricardo Minoru Horie

Autor de mais de 80 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas, foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo”. Atua há mais de vinte anos na indústria gráfica e no segmento editorial, mais especificamente na área de pré-impressão e mídias eletrônicas.

 

16h25 às 17h

Coffee break e visitação ao Salão de Negócios

 

17h às 17h45

Sim, os millennials chegaram aos departamentos de Marketing e Compras. Sua gráfica sabe se comunicar com eles?”  

Quem é esta geração que está começando a ditar as regras no middle management? Porque eles são diferentes de “nós”. Como eles consomem “mídia”. Como se comunicar com eles.
Palestrante – Joaquin Fernandez Presas

Designer de formação, especialista em marketing, mestre em comunicação e doutorado em Marketing.Diretor da Pontodesign, está entre o 100 professores de Marketing mais influentes do mundo, no Twitter.

 

17h45 às 18h

Encerramento

 

Serviço

III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica

 

Data: 21 de outubro de 2017, das 8h às 18 horas.

Local: Campus da Indústria da Fiep -PR, em Curitiba (Marginal Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR).

 

Informações: (41) 3253 7172 ou pelo e-mail: marketing@sigep.org.br