Gráficas paranaenses são reconhecidas com o Selo Clima Paraná

Com atividades alinhadas à preservação de recursos naturais, Kingraf, Corgraf e Posigraf foram reconhecidas e receberam o Selo Clima Paraná 2022, em cerimônia realizada em 5 de dezembro, na Fiep. Realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) a oitava edição do projeto considerou as medidas preventivas tomadas com a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e com as chamadas ações ESG (Ambiental, Social e Governança). Para atender à Política Estadual de Mudança Climática, neste ano uma nova metodologia incluiu também iniciativas com as quais o estado do Paraná mantém alinhamento: Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); campanhas Race to Zero e Race to Resilience e a Declaração de Edimburgo. Além de fortalecer o conceito de produção com sustentabilidade, o Selo Clima Paraná contribui para que o Paraná se mantenha reconhecido como o estado mais sustentável do Brasil. Saiba mais sobre as ações que certificaram gráficas paranaenses:

Matéria na Revista pré.impressão, da Sigep - PR

Matéria na Revista pré.impressão, da Sigep-PR

Kingraf

“Sustentabilidade está presente na Kingraf desde o início de suas atividades em 1965”, diz Cláudia Markowicz, diretora da Kingraf Indústria Gráfica. “Já nesta época os fundadores traziam para dentro da empresa práticas como preservação de áreas ambientais, reflorestamento, redução de desperdício, entre outros”. Cláudia explica que as metas ESG estão presentes em todos os níveis da empresa, engajando os colaboradores e lideranças. “Fazem parte de nosso compromisso com o futuro e nos ajudam a construir oportunidades para aperfeiçoar a forma como fazemos negócios”, relata. Na visão da diretora da Kingraf é muito importante que as empresas saiam da teoria e coloquem em prática ações que transformem a sociedade. “O Selo Clima Paraná veio como reconhecimento da compensação dos gases de efeito estufa e ações ESG. Um orgulho enorme para a Kingraf, este ano, receber o Selo Clima Paraná na categoria A”, destaca Cláudia.

Posigraf

A Posigraf conquistou pelo quinto ano consecutivo o Selo Clima Paraná. “O programa reconhece as boas práticas ligadas à sustentabilidade de empresas com operações no estado do Paraná, valorizando as organizações que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono para combater as mudanças climáticas. A Posigraf se enquadrou na categoria A, na modalidade Mercado Externo, o que reforça nosso compromisso com o meio ambiente e a agenda ESG”, destaca Thais Milena de Araújo, analista de Meio Ambiente na empresa. Thais explica que desde 2014 a Posigraf monitora as emissões dos gases de efeito estufa com publicação no programa Brasileiro GHG PROTOCOL. Por meio dessa mensuração, foi possível criar ações de redução, como o Selo Carbono Zero e zerar o envio de resíduos para aterro. Com esta ação voluntária de compensação, os clientes que aderem ao Selo Carbono Zero neutralizam as emissões relacionadas ao processo produtivo de seus materiais, incluído no inventário de gases de efeito estufa “No período de 2017 a 2021, foram
neutralizadas 3.766,35 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), totalizando uma área conservada de 26,77 hectares de floresta com araucária na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Uru, no município da Lapa (PR)”, enfatiza a analista. Thais afirma que em 2022 a Posigraf atingiu o objetivo traçado há quatro anos: zerar o envio de resíduos para destinação final em aterros sanitários. Com essa ação será zerado as emissões de gás carbônico. “O reconhecimento fortalece a trajetória na direção da sustentabilidade do negócio e evidencia nosso compromisso com a sociedade na transparências de nossas ações”, conclui Thais.

Corgraf

Este é o terceiro ano que a Corgraf é certificada pelo Selo Clima. “São preocupações que as empresas devem ter e que estão ligadas à parte social, ambiental e econômica. É gratificante receber essa certificação, são ações que já tomávamos na empresa e agora temos uma chancela que reconhece o que fazemos”, declara André Linares, diretor comercial do Grupo Corgraf. “Isso mostra que a Corgraf está em dia com seus débitos tributários, ambientais e demonstra as preocupações que temos sobre quais efeitos nossa empresa pode causar para o meio ambiente e que estamos engajados em, primeiramente medir, para então diminuir esses impactos”, pondera André. O diretor ressalta que a Corgraf, como indústria, sempre mantém essa preocupação com o meio ambiente. “O Selo Clima Paraná nos alegra por termos participado e por nos trazer essa chancela. É uma iniciativa muito boa do governo do Paraná e ficamos muito felizes em sermos reconhecidos mais uma vez com essa certificação”, define o diretor.