Se você perguntar a dez pessoas qual é a serventia de um calendário de parede, é bem provável que as dez digam que serve para marcar os dias e os meses do ano. Afinal, que outra função ele teria? Se o calendário em questão foi o criado pela Corgraf, a resposta é bem mais ampla. Criado em 2011 como um dos brindes de fim de ano, o calendário vem ganhando, desde então, cada vez mais importância e repercussão, sendo ansiosamente esperado e desejado por quem já o conhece. Deixou de ser um mero marcador de dias e passou a ser um instrumento de motivação, culto a fé, reflexão e um exemplo da excelência e comprometimento da Corgraf com a qualidade e inovação dos seus produtos, com reconhecimento por meio de inúmeras premiações na área gráfica no Paraná e no Brasil.

A cada temporada, o produto faz parte de uma campanha institucional da gráfica, que elege um tema e mensagens que possam gerar reflexão e motivação nas pessoas e que são propagadas também de outras formas, como em materiais impressos, no site e na adesivação dos carros de entrega. Como o calendário costuma ser acondicionado em embalagens sofisticadas, criativas e com forte apelo de design, sua produção tornou-se um desafio de criatividade a cada nova edição. “É desafiador porque sempre queremos fazer algo que supere o que foi feito antes. Temos conseguido porque desenvolvemos tudo com o apoio e competência da equipe da Corgraf e da agência Pontodesign””, explica o diretor da Corgraf, Vicente Linares. E realmente os envolvidos se superam.

Para 2023, o tema escolhido foi “Saúde”, o que fez a equipe de criação ir além do calendário e criar um kit mais amplo, que contempla um estojo com itens de higiene bucal e um livro contendo ensinamentos de sete especialistas em saúde do corpo, da mente e do espírito. “Convidamos profissionais de destaques nas áreas de odontologia, Intelectual, nutrição, fisioterapia, medicina, psicologia e teologia para darem dicas e orientações sobre saúde, abrangendo de crianças a idosos. Também há um tópico sobre empreendedorismo, escrito pelo Joaquin Presas, diretor da Pontodesign. O resultado é que criamos um livro rico em informações, para ficar na cabeceira da cama e ser lido frequentemente. Tem até uma parte com provérbios de Salomão, o personagem bíblico, sábio e poderoso rei de Israel, com ensinamentos que ajudam na vida emocional, espiritual e financeira”.

imagem ilustrando matéria sobre a Corgraf

Reprodução da matéria na Revista pré.impressão*


O calendário, o estojo com produtos de higiene e o livro estão cuidadosamente acomodados em uma embalagem vermelha, em forma de coração e com grafismos coloridos, o que dá ainda mais vida ao conjunto. É, com certeza, candidatíssimo a levar mais premiações, como no Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho e no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, que já reconheceram e premiaram vários calendários da Corgraf nos últimos 12 anos pela inovação e design.

Necessário na vida das pessoas

Apesar de todo o destaque, já houve momentos em que Vicente Linares repensou se faria o calendário no ano seguinte. Segundo ele, é um produto com um custo alto, além de exigir muito tempo e dedicação dos envolvidos. O que fez Vicente não “desistir ainda”? Ele mesmo conta: “As pessoas sempre me perguntam qual será o tema do ano que vem. Já aconteceu de eu dizer que não sabia se faria o calendário no ano seguinte e pessoas testemunharem que as mensagens têm edificado suas vidas, dizendo que preciso continuar porque Deus me deu essa missão, já que o calendário passou a ser necessário na vida de muitas pessoas”. A necessidade vem de um dos principais atrativos do produto, que são as mensagens motivacionais e de reflexão em cada um dos 12 meses, que ajudam
a melhorar o dia de muita gente. “Por isso, recebemos relatos de pessoas que guardam, colecionam e já têm o calendário como parte da vida delas. Estão sempre ansiosas pela mensagem do ano seguinte. E aí, como parar de fazer o calendário?”, indaga Vicente.

Evento de lançamento

Como é de praxe, a Corgraf fez em um evento de lançamento do seu calendário, que aconteceu em 5 de dezembro de 2022 na sede do Sigep/Abigraf-PR. Além da diretoria da empresa, participaram membros da equipe comercial e sete convidados ilustres: os especialistas que escreveram as orientações sobre saúde. “Eles não conheciam ainda a equipe da Corgraf e confiaram plenamente no nosso trabalho. Por isso, quisemos fazer essa interação, mostrando o nosso jeito de apresentar o produto e os processos de produção. Foi muito interessante e enriquecedor para todos”, disse Vicente, que já tinha relacionamento pessoal com os especialistas, lembrando que foram produzidos mil kits, entregues a colaboradores, fornecedores, parceiros e amigos da Corgraf.

Os especialistas são: Tema: SAÚDE BUCAL | Dr Luri Ceccon Júnior – Tema: ALIMENTAR | Dra Bian Baeza – Tema: FÍSICA | Dra Rita de Cássia de Oliveira Munhoz Miranda – Tema: DO CORPO | Dr. Marco Aurélio Raeder da Costa – Tema: Emocional | Pr Luiza Pereira de Souza Rodrigues – Tema: INTELECTUAL | Pr César Moisés Carvalho – Tema: ESPIRITUAL | Pr Iran Negrão.

No evento, Vicente lembrou que a ideia dos calendários surgiu em 2011, como um instrumento de divulgação da empresa, e aproveitou para fazer uma retrospectiva dos temas das todas as edições (2011/ Inspiração, 2012/Sorrisos, 2013/Amizade, 2014/Amor, 2015/Paz, 2016/Semear, 2017/ Tempo, 2018/Excelência, 2019/Sabedoria, 2020/Luz, 2021/Caminhos, 2022/Esperança e 2023/Saúde).