Saiba como utilizar Flyer, Panfleto ou Folder a favor de um bom trabalho de design gráfico ou comunicação.

//Saiba como utilizar Flyer, Panfleto ou Folder a favor de um bom trabalho de design gráfico ou comunicação.

Muitas são as dúvidas na hora de escolher o formato ideal para uma peça impressa. É comum as pessoas confundirem ou até mesmo não saberem a diferença entre panfleto, flyer ou folder.

Entender as características e finalidades dos diferente formatos é essencial para evitar surpresas ou erros na hora da impressão. Dentro do design gráfico cada modelo tem uma função e pode contribuir de diferentes maneiras na comunicação e nos resultados estratégicos de uma empresa ou marca.

Panfleto

O panfleto surgiu na Inglaterra do século XV, ao contrário de sua atual função nos dias de hoje, nasceu da necessidade de artistas inglesas expressarem e divulgarem seus poemas. O nome dessas publicações em latim eram “pamphilus”, mais tarde traduzido para o português como “pamphlet”.

Depois o panfleto passou a ser um recurso também utilizado na política, nas sátiras e para difamar os nobres da época. Já sua utilização na propaganda começou apenas em 1622, no início da guerra dos trinta anos.

Atualmente os panfletos são utilizados para nomear peças simples e impressas em grandes quantidades.

Entre as principais para sua utilização estão:

  • Permite grande número de tiragem;
  • Preços baixos quando comparados a outros formatos;
  • Rapidez e agilidade na produção e impressão;

Por possuir um processo de produção bastante fácil e rápido, o panfleto é bastante utilizado em estratégicas de divulgação massiva de comunicação pelas empresas. Além do processo de produção simplificado, o formato também proporciona um resultado imediato.

Utilização: são bastante usados na divulgação de lançamentos e promoções, feiras, eventos, ações em massa e em campanhas políticas.

Flyer

O Flyer surgiu com o aprimoramento das tecnologias de impressão nos centros urbanos. De certa forma podemos afirmar que o flyer é uma evolução dos panfletos simples citados acima. No entanto, apresentam qualidade e características mais elaboradas do que o primeiro. Muitas vezes apresentam papéis de maior gramatura e um trabalho estético mais refinados.

Utilização: bastante usado em lançamento de empreendimentos imobiliários ou marcas de bebidas que costumam criar coleções para distribuição em bares e baladas.


Folder

Basicamente o folder é um panfleto com dobras, o termo vem do inglês “fold” que significa dobrar. Dessa forma, seguindo nossa escala, podemos considerar o folder uma peça mais refinada que o panfleto e o flyer. Por isso, em geral, ele exige mais investimento em design, contudo  este tipo de peça oferece mais possibilidades criativas na sua produção.

Via de regra, o folder é um formato de material maior que o flyer ou o panfleto e que costuma ser utilizado em casos que o cliente já está mais preparado para a compra ou necessita de informações mais detalhadas sobre o produto ou marca ou ainda, precisa ser mais impressionado ou impactado.

Utilização: é utilizado para esclarecer pontos sobre produtos ou serviços. Podemos citar como exemplo, um folder de uma concessionária de carros com os detalhes dos lançamentos do ano.

Impressão final

Além de utilizar o formato correto, é bastante importante estar atento a qualidade do material produzido, seja um panfleto, flyer ou folder. Portanto, oferecer ao cliente um material bem elaborado e com um acabamento de qualidade, agrega diretamente valor ao seu impresso e consequentemente ao resultados de sua marca.

Mas e agora, que formato utilizar para obter mais resultados?

Bom, agora que ficou claro as características e funções de um panfleto, flyer e folder no design gráfico, o ideal é você entender qual é a finalidade da sua estratégia e quais resultados pretende alcançar para divulgação de seu produto.

Depois disso é só escolher qual o formato impresso se encaixa dos objetivos que pretende atingir. Vale lembrar que apostar no impresso sobretudo em era de apostas massivas no digital, pode ser sim uma excelente estratégia para ser visto e lembrado.

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By |2019-05-23T13:34:02+00:0021/05/2019|Posts|0 Comments